Essa pagina foi feita para esclarecer as dúvidas frequentes sobre academia e dieta por tanto pode sofrer alterações conforme vai surgindo novas dúvidas que se tornem repetitivas ou as mais interessantes, dentro do grupo.

O que é dieta bulking?
Vou resumir mais ou menos para que não fique tão complicado de entender, dieta bulking ou bulk como chamamos nada mais é do que a dieta para ganho de massa muscular, é o momento “off” do atleta que ele está comendo mais carbos para obter um maior volume de massa muscular. Existem dois tipos de bulking o bulking sujo ( não aconselho ) e o bulking limpo que é o que eu geralmente faço. O bulking você se preocupa mais em comer carbos, bastante carbo, pq é isso que faz com que seus músculos cresçam, a proteína também é importante, mas o maior papel dela é manter a sua musculatura enquanto o carboidrato faz com que os seus músculos crescam, rapidamente explicando sem muitas teorias é isso que acontece, por isso os dois são extremamente importante nessa fase, sem um ou sem o outro você não terá sucesso no seu crescimento, colocando o carbo como sendo um pouco mais importante nesse momento, mas que fique claro que em todas as refeições os dois devem existir.
Bulking limpo: Aquele que você mantem a melhor qualidade de carbos na sua dieta, sem comer porcarias em geral, come carbos de baixo índice glicêmico na maioria das refeições + proteínas em geral e saladas e as vezes frutas.
Bulking sujo: Aquele que a pessoa senta o pé na jaca sem muita dor na consciência o que importa na questão do bulk sujo é bater os macros, seja com qual carbo for, inclui carbos de qualquer tipo + proteínas em geral + salada e frutas.

O que é dieta Cutting?
Cutting ou Cut, ao contrário do bulking é a dieta que o atleta faz quando está priorizando a perda de massa gorda, o momento “on” do atleta, onde ele faz dieta mais restritas em carbos, cortando o mesmo em algumas refeições durante o dia e aumentando a proteína para que não tenha muita perda de massa magra, a intenção do cut é te deixar com o máximo possível de qualidade muscular, visando apenas isso, apenas a perda de massa gorda e tentar manter o máximo possível de musculatura. Você não vai conseguir ganhar massa muscular na fase cutting.

O que eu faço para perder a barriga?
Não existe você perder gordura apenas de uma parte do corpo, o corpo quando emagrece ele emagrece a um todo, perder mais em certas áreas ou não, independe de você e sim da sua genética, tem pessoas que perdem mais barriga, outras perdem primeiro todo o bumbum ou tem gente que emagrece os braços por ultimo, então é muito complicado de querer focar um lugar primeiro, para emagrecer a pessoa precisa passar por um processo de dieta cutting , seu corpo irá emagrecer ao todo, não existe algo mágico que faça você perder apenas a barriga a não ser intervenções cirúrgicas. Quer emagrecer corte os carbos, não em todas as refeições pois não aconselho, acho que isso te deixará muito fraco. Mas evite carbos durante a parte da noite, coma apenas no horário do almoço, pré treino e pós treino, caso esteja treinando. Invista bastante nas proteínas e saladas.

Aeróbico com musculação atrapalha?
Depende, eu acho que o aeróbico para quem está no processo de ganho de massa muscular meio complicado, eu prefiro fazer uma dieta bem limpa para não vir tanta gordura do que ficar fazendo aeróbico quando eu estou no processo de ganho de massa muscular, acontece que muitas vezes por você não se alimentar direito e não bater seus macros, você pode acabar atrapalhando os ganhos e acabar fazendo com que você não “cresça”. Agora se a sua ideia é secar, se joga!

Preciso perder peso antes de entrar em dieta para ganhar massa muscular?
É tudo uma questão de opinião isso, eu não acho um boa ideia pq você irá emagrecer e depois para ganhar massa muscular automaticamente virá um pouco de gordura inevitavelmente com a dieta de ganho de massa muscular (bulk) e logo depois você terá que secar novamente, ou seja, fazer dieta para emagrecer de novo (cut) , mas também entra o fato de você acabar engordando mais ainda quando começa a dieta bulk enquanto está gordinha (nem sempre acontece se fizer bulk limpo ) e na hora de secar ser um pouco mais difícil, ou seja, é uma questão de gosto.

Abdominal diminui barriga?
Não. O abdominal não diminui a sua barriga, acontece que o abdominal não deixa de ser um exercício e todo exercício gasta caloria ou seja ele irá fazer você perder algumas calorias enquanto o executa e outro fato, quanto mais musculatura em uma região, menos espaço para gordura, ou seja, quanto mais você desenvolver seu abdome melhor.

Posso treinar em casa?
Se a sua ideia é gastar calorias e dar uma leve tonificada nos músculos você pode treinar sim, mas para ganhos de massa muscular vai ser bem complicado, pois , para isso exige toda uma estrutura para que você faça uma serie de exercícios diferentes com bastante peso, somente o peso do seu corpo não tem como desenvolver a sua musculatura pois o corpo acostuma com um peso facilmente.

Quero emagrecer preciso fazer aeróbico?
Sim, deve.. o aero vai lhe ajudar a gastar mais calorias, mas nada disso funciona se a sua dieta estiver ruim.

Não posso comer mais doces?
Você pode comer o que você quiser, com tanto que seja esporadicamente uma vez que outra, chocolates amargos é a melhor opção.

O que é retenção de líquidos?
Retenção é o acumulo de liquido que o seu corpo faz, geralmente quando você costuma ingerir muito sal ou comidas com muito sódio, da aquele aspecto de corpo inchado ou cheiinho.

Preciso incluir suplementos alimentares na minha dieta para ganhar massa muscular?
Não, suplemento alimentar nada mais é que uma proteína normal, igual a proteína do peito de frango ou carne, alias essas são até melhores, a única diferença é que a proteína do whey é de absorção rápida ou seja , seu corpo acaba absorvendo ela mais rápido do que alimentos sólidos, por isso é indicado para o pós treino geralmente, mas ele não é necessário em todos os casos, você pode muito bem substitui-lo por comida normal (proteína). Acontece que dependendo do grau do atleta ele não consegue ingerir a quantidade necessária que o seu corpo pede, pois teria que comer MUITO e muitas pessoas não conseguem ingerir a mesma quantidade em alimento sólido, por isso usam o whey protein, pq é meio lógico que tudo que é liquido estufa menos, então acaba se tornando mais prático, mas você pode muito bem desenvolver seus músculos sem tomar nenhum suplemento, tudo vai dar certo se você estiver batendo seus macros diários, independendo do uso ou não.

Tenho como aumentar quadril treinando?
Não, não é possível aumentar o quadril treinando, apenas engordando ou fazendo enxerto de gordura,mas isso eu não acho bacana.
O que é possível de fazer para que o seu corpo tenha um “aspecto” de quadril maior é treinar os abdutores, que são as laterais do glúteo, mas mesmo assim ainda não é as laterais da suas “ancas” ali o que difere a largura é a sua própria estrutura óssea, não existe músculo para crescer ali.

Se eu treinar o mesmo músculo todos os dias eu ele vai crescer mais?
Esse é um dos maiores erros humanos no mundo da academia. Não você não irá fazer com que ele cresça, muito pelo contrário, você acabará fazendo com que ele fique estagnado por falta de descanso, um músculo precisa de 24 a 48 horas de descanso para se recuperar, ou seja, quando mais descanso o seu músculo tiver melhor!
Vamos pensar um pouco mais afundo, quando o seu músculo trabalha ele rompe as fibras, elas ficam como machucados e quando cicatrizam, elas irão cicatrizar umas por cima das outras e mais ou menos isso que acontece e assim vai fazendo com que a sua musculatura aumente, se você não descansar, elas não terão como cicatrizar, é como se você ficasse futucando em uma ferida todo santo dia, ela nunca irá sarar, isso acontece o mesmo com os seus músculos.

Como faço para crescer os glúteos? Posso ter os glúteos iguais o da fulana da tv?
Primeiro gostaria de dizer que genética,biotipo, isso tudo conta muito na questão de ter bumbum ou não,uma menina ter um glúteo avantajado não significa que você fazendo os MESMOS exercícios que ela você vai ficar igual,não gente, CRY infelizmente as coisas não são receitas de bolo e nem tão fáceis assim,se fosse assim eu copiaria todos treinos da Juliana para ficar igualzinha a ela,mas como isso não vai acontecer dsioudsiodusio prefiro fazer treinos próprios para meu corpo,meu metabolismo,treinos que servem para mim e podem não ser bom para vocês,entendam de uma vez por todas que cada corpo vai reagir de um jeito,assim como dietas e várias outras coisas que eu poderia ficar dando exemplos até amanhã,então o principal que vocês precisam saber é auto conhecer o corpo de vocês,ver quais treinos dão mais certo oq tem dado resultado e oq não é bom para vocês,em 5 anos de treino eu descobri os meus e vocês precisam aprender isso também.

Exercícios bons para hipertrofia do músculo do glúteo? Caneleiras?
Vou me matar nas caneleiras.. NOT! O correto são os agachamentos, na verdade, todos exercícios onde os ângulos sejam de grande amplitude e que você possa por uma carga pesada o suficiente para trabalhar teus músculos, outros exemplos rápido que posso dar é o afundo com step,passadas,agachamento búlgaro(é igual afundo mas com o pé de trás, ficando sobre o banco) entre outras variedades que existem de boa amplitude. Então as caneleiras são inuteis? não,não são,mas servem para dar aquela moldada legal,deixar um aspecto bonito e dar um toque final nos gluteos. Para arredonda-los gosto muito do exercicio abdutor,eles dão um aspecto bonito de arredondamento deixando com aquele formato de coração.
Glúteo é uma coisa difícil de crescer,eu digo MÚSCULO e não gordura meninas,é um músculo mais chatinho que os outros,ou seja eles precisam não só das series arroz e feijão da hipertrofia do tipo 3×10 – 3×12 é necessário também series mais altas e que queime mais,mesmo que você ponha menos carga. É bom que vocês saibam que é necessário sair do feijão com arroz para que os músculos tenham novos estímulos diferentes para que aja a hipertrofia muscular completa (Isso serve para todos músculos também)… Quando falamos em músculos,vale lembrar que eles são divididos em fibras lentas e rápidas e por isso ele necessita dessa variação constante para que ambas cresçam emparelhadas,como GLÚTEOS é composto pela maioria de fibras lentas ele requer series de mais repetições,series para queimar mesmo,mas também há fibras de rápida contração,então precisa existir essa variedade,mas pelo menos agora vocês conseguem entender mais ou menos como ele deve ser trabalhado e que tipo de series é melhor para dar enfase.

Outro assunto que eu gostaria de tocar,meninas me desculpem mas não existe glúteos GIGANTES com bf de atleta zerado,assim como Eva Andressa,Roberta Zuniaga as duas musas que são tão amadas,sim elas tem pmma (metacril) no glúteo,aquela aspecto de pele colada no corpo ,não tem como você ter uma bunda gigantesca o máximo dos glúteos desenvolvidos com um bf baixíssimo ficam como está na ilustração das duas fotos de baixo; foto de Eva Andressa na época antes de preencher os glúteos com metacril e a outra atleta não sei dizer o nome,mas a dela também é natural,logo as duas de cima são siliconadas,vocês conseguem notar a diferença? eu consigo e de longe… Por tanto meninas,entre todos esses fatos de genética,você deve estar pensando: sera possível eu melhorar meus glúteos? Sim,mesmo você não tendo genética para ser uma Valesca Popozuda da vida,você treinando e fazendo a sua dietinha toda direitinha com tempo de treino,você vera seus músculos do glúteo melhorarem muito o aspecto dele,mesmo que você não tenha genética para cresce-los absurdamente como sempre quis,ele vai melhorar!

Anúncios