Oi meninas, tudo bem? Resolvi trazer um assunto que rola bastante no grupo que é sobre a trombose e queria trazer a relação dessa doença com o tabagismo, o uso de anticoncepcionais e o Tight Lacing.

Primeiro vamos entender o que é a trombose, a trombose na verdade é a solidificação dos elementos figurados do sangue (hemácias, plaquetas e etc…) que na verdade é uma resposta natural do nosso organismo quando nos machucamos, mas isso também pode acontecer de forma patológica, quando acontece alguma alteração pra que isso aconteça e quando acontece em uma veia é chamada de trombose venosa. Além disso o descolamento do trombo da parede do vaso pode causar a tromboembolia e ir para pequenas circulações como a do pulmão causando embolia pulmonar.

A nicotina e outras substancias tóxicas do cigarro como o monóxido de carbono fazem diversas alterações no organismo inclusive dificultar a circulação sanguínea, diminuição da espessura dos vasos e outros, essa diminuição do fluxo dentro das veias pode levar a uma coagulação do sangue assim formando um trombo e causando um quadro de trombose, além de outras doenças vasculares como arteriosclerose, o cigarro se torna ainda mais nocivo quando está aliado a outros fatores de risco como o sedentarismo, alguns estudos também apontam que a exposição a fumaça do cigarro desencadeia a cascata da coagulação e assim pode causar a trombose, praticantes de Tight Lacing que são tabagistas devem tomar o cuidado redobrado e não deixar de fazer acompanhamento com angiologista a cada 6 meses.

Além disso, as pílulas anticoncepcionais também aumentam o risco de trombose, principalmente quando aliada ao tabagismo,inclusive na bula da pilula geralmente avisa sobre esse risco, a pilula causa um desequilíbrio no sistema de coagulação do organismo, e diante do excesso de proteínas pró-coagulantes, atribuídas principalmente ao hormônio estrogênio.

Mas a trombose é uma doença multifatorial seus outros fatores são:

• Obesidade
• Fatores genéticos
• Passa muito tempo em repouso ou acamado.
• Tratamentos Hormonais.
• Ficar sentado por longas horas como em viagens longas.

O corset por si só também pode contribuir pra que a trombose aconteça levando em conta que pode dificultar a circulação, por isso é indispensável a ida ao angiologista pra evitar esse tipo de transtorno, se você tem também esses outros fatores de risco é indispensável acompanhamento rotineiro com angiologista.

Alguns cuidados pra evitar:

• Deixe de fumar
• Opte por anticoncepcionais não hormonais
• Faça exames regulares
• Pratique exercícios físicos
• Evite uso do corset em viagens longas de avião.
• Cuide sempre da sua saúde.

Vou deixar também alguns artigos científicos relacionados com os assuntos.

http://www.medcorp.com.br/…/Trombogenese_Trombofilia_200689…

http://bvsms.saude.gov.br/…/publicacoes/HSE_URM_ANT_1203.pdf

http://www.rbconline.org.br/?artigo=trombose-na-mulher

Anúncios