Usa o corset e vai colocar piercing ou fazer uma tatuagem? Se liga nas dicas e se joga 😉

PIERCING NO UMBIGO

Guurls, é indispensável procurar um profissional gabaritado e um local seguro para que a perfuração esteja livre de riscos de contaminação e assim garantir uma cicatrização segura.

Recomendamos que sua imunidade esteja boa. Fique atenta também ao período menstrual, não é regra até porque o ciclo menstrual varia de mulher pra mulher (marisaaa rs), mas os níveis de progesterona aumentam durante a segunda fase do ciclo, com isso a imunidade baixa causando a facilitação de infecções.

COMO OCORRE A CICATRIZAÇÃO?

O piercing é um corpo estranho no nosso organismo, então após a perfuração e colocação da jóia, acontece a fase de epitelização, ou seja o tecido ao redor da perfuração vai se renovando e forma um tecido queratinizado ao redor da pele.

Na fase de cicatrização é comum a produção de secreções e líquidos de cor clara, levemente amarelada ou transparente, é o seu sistema imunológico trabalhando a seu favor, até porque como dito anteriormente, a jóia apresenta-se como um corpo estranho.

Nos primeiros dias, nas seguintes semanas e até completar um mês, é normal a pele apresentar vermelhidão, coceira, e até hematoma.

Normalmente a cicatrização do piercing no umbigo é de 06 meses a um ano. (tenho há mais de 12 anos e a minha cicatrização demorou árduos 8 meses).

QUAL É O MELHOR MATERIAL?

Existem muitas variedades no mercado; titânio, ouro, prata, paládio, nióbio, PTFE (politetrafluoretileno), mas sem dúvidas o aço cirúrgico é a melhor opção, é um material que dificilmente causará infecção, e é o que menos oferece risco de rejeição.

POSSO USAR O CORSET DURANTE A CICATRIZAÇÃO?

NÃO! Pois durante o processo cicatrizatório, além da dor, vermelhidão, inchaço e irritação na pele, o abafamento pode causar ploriferação de fungos e bactérias. Tight Lacer que se preze já sabe que saúde vem em primeiro lugar 😉

CUIDADOS ESSENCIAIS

JAMAIS manuseie a região com as mãos sujas. Eu usava spray antisséptico duas vezes ao dia e fazia leves movimentos (de cima para baixo) pra que a secreção natural devido ao processo de cicatrização descolasse da pele, mas também pode ser usado soro fisiológico, ou sabão antibacteriano.

Após a limpeza é importante manter o local seco, seja com gase ou cotonete (se atente pra não grudar pedacinho de algodão).

Importante evitar atritos, roupas justas, dormir de barriga pra baixo, exercícios abdominais e após o banho tomar muito cuidado pra que a toalha não enrosque no piercing.

TATUAGEM

Através de agulhas descartáveis, a tinta é injetada e penetra na pele (derme) por cerca de 2 mm até chegar na epiderme, gerando um processo inflamatório cutâneo.

CICATRIZAÇÃO

A tatuagem leva de 2 a 4 semanas pra cicatrizar, depende muito do tamanho, e da reação orgânica de cada organismo, então nada de usar corset antes da cicatrização total.

CUIDADOS COM A TATUAGEM

Não tocar na pele tatuada com as mãos sujas, higienizar o local 2 vezes ao dia com sabonete neutro ou antisséptico, evite banho quente. Água fria é ótima pra acalmar a pele durante a cicatrização. Além da recomendação do profissional, evite usar nebacetin, pois pode causar reação alérgica.

Ao dormir evite encostar a pele tatuada no lençol pois durante a noite ela resseca e gruda no tecido (eu já vi falhas gigantescas em tatuagens porque a pessoa não se atentou a isso). Evite exercícios físicos durante a cicatrização, e sempre que tomar sol, use filtro solar.

O LENDÁRIO MITO SOBRE RESTRIÇÃO ALIMENTAR.

Que essa lenda de uma vez por todas caia por terra no mundo do tight lacing. Se você tem alergia, restrição a algum alimento ou não se sente bem após fazer determinada refeição não coma enquanto seu corpo estiver em processo cicatrizatório.

Os pigmentos da tatuagem e a perfuração e colocação da jóia são corpos estranhos pro nosso organismo e gera uma reação imunológica, ou seja certos tipos de alimentos devem ser evitados caso haja predisposição a alergia. Não há evidência científica quanto a restrição alimentar.

PERGUNTE TUDO

Certifique-se de que o material usado pelo profissional é descartável e o ambiente limpo. Exija que o material seja aberto na sua frente e confira a data de validade. Os materiais devem ser esterilizados em autoclave!

Conheça como é realizada a limpeza, higienização e esterilização do material utilizado. O profissional deve utilizar luvas e máscaras descartáveis durante todo o procedimento, evitando assim infecção cruzada.

Arte: Natalia Marçon Botteon

Texto: Dandara Carvalho

Anúncios